Especial: Itaperuna convive com a crise recente presente na história

Águia do interior sofre com umas das piores crises econômicas da história

Nickolas Abreu




Na última terça-feira (24/05), o Itaperuna foi rebaixado para a Série C Carioca e proibido de participar de competições pela falta de pagamento das taxas exigidas pela federação. Diante da situação se confirmou mais uma vez, a crise presente na administração do clube.

Quase sem poder atuar por um desentendimento na cúpula, dois dias antes do inicio da Série B, o Itaperuna teve que correr atrás de parcerias para garantir a participação pelo menos na disputa da primeira fase.

Porém diante da já iniciada crise econômica, até o chamado ‘’pulo do gato’’ foi utilizado para desviar água de maneira clandestina até o estádio Jair Siqueira Bittencourt.


Na véspera de início da Série B, o Itaperuna foi visitado por técnicos da Cedae . Foto: Reprodução/Noroeste Online.

Mesmo em torno dos problemas, reforços viram, mas em campo os resultados refletiram de maneira desesperadora. Em vinte e duas partidas disputadas, o Itaperuna conquistou vinte e um pontos com um retrospecto de oito vitórias, cinco empates e oito derrotas. Além de levar uma divida por falta de pagamento das taxas como a de arbitragem.

Ainda na primeira fase, o clube teve no seu estádio uma das cenas mais curiosas no futebol. Mesmo ainda sem saber que seriam os rebaixados, Itaperuna e Aperibeense fizeram o clássico do rebaixamento. Com o gramado completamente tomado pela água, a partida não teria condições para ser realizada. Mas, o arbitro Carlos Rafael Sampaio Torres autorizou e a partida teve de ser iniciada mesmo sem condições, obrigando ambas equipes a se enfrentarem.



Partida realizada debaixo d'água ganhou destaque na mídia esportiva nacional. Foto: Aperibeense F.C



Os resultados levarão o águia do interior ao Grupo X da Série B, o chamado grupo da morte. Nele a campanha não foi muito diferente, a equipe seguia sofrendo de problemas financeiros, mas só que dessa vez além de refletir em campo, os resultados da crise levaram o clube ao rebaixamento.

Como motivo, o Itaperuna realizou o pagamento das dividas referentes a primeira fase, mas em seguida sustou o cheque utilizado como pagamento, deixando a divida ativa novamente.

Porém mesmo com o fim do campeonato, os problemas continuaram. Diante da falta de pagamentos as dependências do estádio Jair Siqueira Bittencourt foram sucateadas e depedradas. Entre os suspeitos estão ex-jogadores que após desacordo trabalhistas e falta de pagamentos, teriam utilizado a força própria como forma de protesto.



 Dependências do Itaperuna são sucateadas como forma de protesto. Foto: Reprodução/Rádio Itaperuna


Considerado o prazo de cinco derrotas por (W.O.) no Grupo X, o Itaperuna foi diretamente rebaixado para a Série C Carioca de 2012, onde volta a disputar em 2013, relembrando o passado histórico com o título de 1985 que levou o clube a ascensão à segunda divisão, do ano seguinte.
Divulgue este link:

0 comentários

Deixe um comentário